expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Hipertensos não devem usar temperos prontos, alerta cardiologista


Celso Amodeo respondeu a perguntas da internet sobre sal e hipertensão.
Refrigerantes zero caloria são bons para a dieta, mas têm excesso de sódio
O cardiologista e nefrologista Celso Amodeo, especialista em pressão arterial e médico do Hospital do Coração (HCor), respondeu a algumas perguntas sobre hipertensão e sal que chegaram pela internet.
Segundo ele, para crianças acima de 10 anos vale a mesma recomendação de sal por dia: de 4 a 6 gramas. Abaixo dessa idade, é recomendado consumir menos. Em recém-nascidos, a quantidade vai depender do quanto a mãe ingere e passa isso pelo leite. Por isso, é importante que ela tenha uma alimentação balanceada.
Amodeo não recomenda o uso de temperos prontos por hipertensos. Para ele, a porção de sal é o problema, não o tipo. O médico também esclareceu que a altura de uma pessoa não interfere na pressão, apenas o peso.
Pimenta sozinha não eleva a pressão, disse o cardiologista. O cuidado deve ser tomado se o produto for em conserva, pois o sal é o conservante. Amodeo também explicou que queimação no estômago e dor de cabeça podem estar relacionadas ao excesso de sódio no organismo.
Além disso, o especialista afirmou que a pressão alta por si só pode causar disfunção erétil, não apenas a medicação. Os remédios mais novos, de acordo com ele, têm menos efeitos colaterais.
Amodeu falou, ainda, do excesso de sódio de refrigerantes zero caloria e deu dicas para substituir o sal dos alimentos e o shoyu da comida japonesa. Queijos light também requerem atenção, pois têm menos quantidade de gordura, não de sal. Estão liberados queijos brancos, cujos rótulos informarem que não há sódio, e a ricota. O médico concluiu fazendo um apelo à população para mudar o estilo de vida. As dicas são: dormir bem, fazer atividade física e ter uma alimentação equilibrada.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário