expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

A historia do Chapéu


Além de sua função protetora, o chapéu identificava a origem social, a religião, a nacionalidade e as idéias políticas de seu dono. Já antes do século XX, o chapéu era um acessório de moda extremamente importante. E tanto podia ser uma enorme capeline como um pequeno chapéu do tipo toquw, um chapéu alto ou um boné de basebol.

Os chapéus possibilitaram desde sempre o reconhecimento mútuo: as mitras dos faraós tinham um significado místico: em Itália usavam-se chapéus com as cores e os símbolos das diferentes famílias; o barrete frígio da revolução Francesa era uma afirmação política e um contraponto às perucas dos nobres; nos nossos dias, ainda se reconhece o estatuto de um dignitário católico pelo que lhe cobre a cabeça. No século XX, o chapéu é, sobretudo, um acessório da moda.
No caso das mulheres, os chapéus apresentam formas, cores e materiais diversos, enquanto que no caso dos homens, mantem formas clássicas, que tem sofrido muito poucas modificações.




Por volta de 1900, a etiqueta exigia de uma senhora que não saísse de casa sem chapéu. os chapús das modistas eram peças únicas, trabalhadas a mão. O fato de envergar um chapús que era único e simbolizava a riqueza da sua proprietária. A "Belle Epoque", a época das vestes suntuosas e das decorações faustosas, oferecia ocasiões de sobra às senhoras para grandes entradas em cena: os chapús eram enormes, ornamentados com penas, plumas, laços, rosetas ou pássaros. Por volta de 1908, os chapús atingiam o tamanho de rodas gigantescas, adornadas com penas de avestruz encaracoladas ou entrelaçadas, ou então com suntuosas decorações de fitas e flores.
O filme "My Fair Lady"(1964) imortalizou este tipo de chapéus no celulóide: a cena das corridas de cavalos de Ascot transforma-se numa parada de chapéus estravagantes. Esta realidade pode ainda ser presenciada, pois, hoje em dia, as corridas de cavalos de Ascot continuam a ser, ao lado dos casamentos, a ocasião por excelência para exibir chapéus vistosos.



Fonte: Könemann Verlagsgesellschaft - História da Moda do Século XX
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário