expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Veja 7 importantes dúvidas sobre mamas



É normal ter mamas de tamanhos diferentes
Um seio maior do que o outro, dor durante a menstruação, mamilos inchados... Afinal, por que essas questões sempre tiram nosso sono? Especialistas tiram nossas maiores dúvidas sobre peitos. Você vai se sentir nota 10 no quesito comissão de frente!

1. Por que um seio é maior do que o outro?

Porque a maioria das pessoas não tem os dois lados do corpo iguais", diz o cirurgião plástico Alan Landecker, de São Paulo. Dificilmente nossos seios são gêmeos idênticos. E, se for para medir um, que seja o esquerdo! Um estudo publicado no periódico Annals of Plastic Surgery revelou que frequentemente ele é o mais desenvolvido: "Na puberdade, uma das mamas pode ter mais receptores de hormônio, o que causa um crescimento maior", diz a ginecologista Carolina Ambrogini, da Unifesp. Mas, se, de repente, um seio se torna visivelmente maior do que o outro, melhor procurar um médico. "Existe risco de a alteração ser sintoma de algum problema sério", alerta o ginecologista Eduardo Zlotnik, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

2. É possível calcular o tamanho ideal dos seios?

Não existe um tamanho perfeito para cada mulher. "O que importa é o seu grau de satisfação", diz Landecker. Isso só tem importância quando se opta por uma cirurgia para aumentar (ou diminuir) as mamas. Aí, sim, os médicos fazem cálculos para chegar a um número que pareça proporcional ao resto do corpo. "Levamos em consideração a altura da mulher, a largura da caixa torácica e dos quadris e a base da mama." Nada de bancar o Leonardo da Vinci, ok?

3. Por que quando emagrecemos muito os seios caem?

Eles são formados por tecidos mamários e gordura. Quando perdemos peso, eliminamos gordura também nessa área. "A proporção depende da idade. Em mulheres a partir dos 35, 40 anos, há mais gordura. Nas mais jovens, mais glândulas mamárias", diz Carolina. Isso significa que, nas mais novas, é menor o risco de os seios murcharem e caírem quando se passa pelo processo de enxugar medidas. A hora de correr para a academia é agora!

4. Por que meus mamilos ficam duros?

"O crescimento se dá pelo fluxo sanguíneo excessivo durante a excitação sexual, pelo toque ou pensamento", responde o ginecologista e terapeuta sexual Amaury Mendes Junior. Assim como o fluxo de sangue permite a ereção, enrijece a musculatura dos mamilos só de você pensar no gato!

5. Por que os seios doem antes da menstruação?

"Os tecidos de sustentação incham, tornando a área mais dolorida", diz Zlotnik. Mas ele ressalta que, do mesmo modo que a TPM não atinge igualmente todas as mulheres, algumas de nós não sentem os mesmos incômodos - sortudas!

6. Tenho de passar protetor solar nos seios até na parte que fica coberta pelo biquíni?

Por garantia, sim. O biquíni faz a chamada proteção mecânica. "Mas, em média, os tecidos oferecem um bloqueio equivalente ao de filtros solares com FPS entre 8 e 10", diz a dermatologista Adriana Vilarinho, de São Paulo. Pode não ser suficiente para proteger a região.

7. É preciso usar sutiãs específicos para esporte?

Quando você corre, seus seios balançam e, conforme o tamanho, podem se movimentar na vertical por até 20 centímetros! Tanta agitação causa abalos - nos homens e nas estruturas. Um estudo da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, descobriu que em 50% das vezes nossos gêmeos sacodem para cima e para baixo; em 22%, de um lado para outro; em 27%, para dentro e para fora (1% não se encaixou nesses padrões).



Conteúdo do site NOVA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário