expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

A nova geração de cantoras da MPB


Há algumas décadas atrás, a MPB contava com grandes musas como Maysa, Elis Regina, Zizi Possi, Angela Rô Rô, entre outras. Essas grandes cantoras modificaram a história da música brasileira de uma tal forma que, ao decorrer dos anos, elas continuaram sendo lembradas pela sua vida e obra.
Depois delas, a música baiana trouxe mulheres fortes e alegres como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Ivete Sangalo e Claúdia Leitte. Mas mesmo assim a música continuava órfã de mulheres que cantassem MPB de uma forma especial como as antigas divas.
A partir do final de 2007, novas cantoras foram aparecendo timidamente e conquistando um público novo. Conheça agora os principais nomes da nova MPB, que encanta por ser moderna e ao mesmo tempo saudosista.
Marina de la Riva
Esta carioca de 37 anos, descendente de cubanos, mistura elementos da MPB com os melhores ritmos das noites de Havana.
Marina descobriu a música em sua vida quando foi ao show de Frank Sinatra, em 1981. Durante o evento, ela pegou uma flor e se aproximou do palco. Quando Sinatra percebeu a pequena menina, pediu para que ela subisse no palco. Emocionada, Marina entregou a flor ao cantor — que retribuiu com um lenço que Marina guarda até hoje.
Sua música “Sonho meu” foi considerada a 23ª melhor canção de 2008. Ainda nesse ano, a cantora teve várias referências em revistas famosas como Rolling Stone, IstoÉ Gente e Veja, todas elas destacando sua musicalidade e bela voz.

Céu

Filha de compositor e uma artista plástica, Maria do Céu — mais conhecida com Céu — é a mais pura tradução do que é a nova MPB. Esta paulista de 29 anos não gosta de rótulos, mas defende a bandeira da Música Popular Brasileira. Céu construiu uma nova MPB com referências de diversos ritmos, principalmente com músicas afros. A cantora é motivo de orgulho nacional: já no primeiro disco apareceu na primeira posição nos rankings “Heatseekers (new artist)” e “World Music”, e na posição 57 do “Hot 100″, todos da Billboard. Céu é vencedora de diversos prêmios e quase todas as premiações nacionais contam com ela entre seus indicados.
Roberta Sá
Nascida no Rio Grande do Norte, esta jovem de 29 anos tinha um lar muito festeiro, com muita música e dança entre os parentes. Formada em Comunicação Social, descobriu sua paixão nas aulas de rádio. Ela deu uma pausa na faculdade para fazer intercâmbio e, quando voltou, foi concluir a faculdade em uma universidade do Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa, ela conheceu uma professora que abriu seus olhos, afirmando que ela não era uma jornalista, mas sim cantora.
No mesmo ano, Roberta Sá fez um teste para o programa Fama, da Rede Globo. A cantora fez o teste para adquirir experiência e acabou sendo uma das selecionadas. Desde que saiu do programa, Roberta ganhou destaque por fazer uma MPB “cor de rosa”, onde mistura muito charme e elegância.

Maria Gadú

Com apenas 23 anos, Maria Gadú é a caçula das novas vozes da MPB. Ela começou sua carreira musical com apenas 7 anos, gravando suas próprias músicas em fitas cassetes. Sempre soube o que queria fazer da vida e, em 2008, saiu de São Paulo e foi para o Rio atrás de algo maior. A cantora tocou em bares na Zona Sul e na Barra da Tijuca.
O sucesso de Maria Gadú nasceu da melhor maneira possível: com a aprovação das pessoas. Ela arrebatava fãs por onde passava e construiu nos bares um público cativo, que contava com pessoas influentes na música. A cantora assinou contrato com a Som Livre e fez um enorme sucesso com a música “Shimbalaiê”, um dos destaques da trilha sonora da novela Viver a Vida.
Vida longa às novas divas da MPB!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário