expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Costelinha de porco ao molho 'barbecue'


Ingredientes


2 talos de aipo picados grosseiramente
2 cebolas picadas grosseiramente
2 cenouras grandes picadas grosseiramente
2 cabeças de alho com casca cortadas ao meio
3 maçãs com casca cortadas ao meio
3 colheres de sopa de óleo de canola
3 peças de costelinhas de porco
Sal e pimenta
Farinha de trigo para polvilhar
1 xícara de molho inglês
1 xícara de molho de tomate
1 xícara de molho shoyu
1 xícara de vinagre de maçã
1 xícara de xarope de bordo
1 lata de pimenta chipotle em molho adobo
Um ramo de tomilho fresco
Um ramo de alecrim fresco
1 garrafa de vinho tinto de mesa
Água para refogar
2 colheres de sopa de fécula de batata


Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 150°C. Corte os legumes em pedaços grandes. Corte o alho ao meio e as maçãs em quatro. Não se preocupe com as casas, sementes etc. Tudo será coado depois.
Corte as costelinhas ao meio e tempere com sal e pimenta. Em uma vasilha grande, polvilhe a farinha de trigo sobre todos os lados das costelinhas.
Em uma panela grande, em fogo alto, adicione óleo e deixe aquecer. Refogue as costelinhas até dourarem por inteiro. Não mexa. Deixe que a carne mantenha bastante contato com a panela. Isso levará cerca de 4 – 5 minutos, cada lado.
Retire a carne e escorra o excesso de óleo, deixando todos os pedaços de carne que ficaram presos ao fundo. Adicione todos os legumes, as maçãs e as ervas à panela.
Deixe que caramelizem por alguns minutos sem mexer e, em seguida, misture e deixe-os cozinhar um pouco mais. Devolva as costelinhas à panela dispondo-as sobre os legumes.
Coloque todos os ingredientes do molho em uma vasilha: o molho inglês, o molho de tomate, o vinagre de maçã, o shoyu e o xarope de bordo. Acrescente as pimentas chipotle com molho adobo. Misture.
Adicione os ingredientes líquidos à panela. Coloque o vinho e, se necessário, acrescente água, para garantir que as costelinhas fiquem quase cobertas.

Deixe ferver.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno a uma temperatura de 150°C por 1 ½ hora ou até as costelinhas ficarem um pouco macias – mas não tão macias que a carne separe do osso.
Retire a carne da panela. Corte as tiras de costelas e reserve.
Coe o caldo da carne retirando as partes sólidas.
Devolva o caldo para a panela e deixe ferver, reduzindo-o pela metade, para fazer o molho barbecue (aproximadamente 15 minutos).
Quando estiver quase pronto, coloque meia xícara do molho em um prato, adicione a fécula de batata e misture até ficar uniforme. Despeje de volta na panela e mexa normalmente. Isso ajudará a engrossar o molho e a dar um aspecto brilhoso e uma textura como a de melado.
Coloque as costelinhas novamente na panela para recobri-las com o molho e aquecer. Sirva em uma travessa, guarnecendo com um punhado de brotos de vegetais e salada de batata quente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário